Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

UMA TERRA SÓ APRESENTA O MINEIRO JOÃO DE ANA

Joasiane Soares / Divulgação Kuarup

Uma Terra Só apresenta o mineiro João de Ana
Por: Cleo Oshiro

João de Ana, músico, cantor e compositor, assinou seu primeiro contrato com a gravadora Kuarup de São Paulo no dia 12 de agosto de 2021, Dia Nacional das Artes, onde o seu álbum Dignidade foi lançado pela gravadora. Trazendo 12 músicas autorais o disco foi produzido por Ricardo Gomes. O nome artístico João de Ana é devido a ser filho de Ana das Neve, inclusive ele faz uma homenagem a sua progenitora no álbum Dignidade com a canção Donana. O CD Dignidade chegou para celebrar os 20 anos de carreira de João de Ana, produzindo suas músicas, participando de shows com músicos renomados do cenário musical brasileiro.

________________________
João iniciou as suas atividades musicais ainda nos anos 90 tocando em grupos de forró, serestas e banda de baile, na sua cidade natal Pedra Azul – MG, no Vale do Jequitinhonha. No final dos anos 90, mudou-se para Montes Claros MG, onde participou de uma banda de baile e gravou um álbum de forró com o Baião de Dois. Em 2001 fez duo de MPB com a cantora Roberta Vargas.

A dupla gravou 4 CDs de releituras, além de participar por dois anos no Festival de Cinema de Tiradentes MG com o show Fina Flor. João de Ana abriu show dos artistas Zé Ramalho, Lô Borges, Renato Teixeira e Zeca Baleiro. Em 2005, fez a pré-produção do trabalho autoral no estúdio Abre Allas, em Santa Luzia MG.


Iniciou parcerias com Zé Henrique Ruas em 2007. Eles gravaram o CD Cá entre nós de Minas, com produção de Tatta Spalla. João e Zé participaram de grandes eventos em Alcobaça BA, Nova Viçosa BA, Mucuri BA, Belo Horizonte, Nanuque MG, Teixeira de Freitas BA, etc.

Em 2015, João deu início à parceria com a atriz e contadora de histórias Alessandra Visentin.
  • 2015: Noturno nos museus BH.
  • 2015: Fli BH.
  • 2016: Sesc Paladium BH.
  • 2016: Bienal do livro BH.
  • 2016: Museu dos brinquedos BH.
  • 2017: Fli BH.
  • 2017: Meu vizinho Pardini, Lagoa Santa MG.
  • 2017: Flis Sabará.
  • 2017: Sesc Paladium BH.
  • 2017: Circuito de parques BH.
  • 2018: Meu vizinho Pardini BH.
  • 2018: Sesc Paladium BH.
  • 2018: Memorial Vale BH.
  • 2018: Festival de Cultura Regional Lagoa Santa MG.
  • 2018: Pará de Minas.
  • 2018: Flipoços, poços de Caldas MG.
  • 2019: Viva a rua, Rede Globo de televisão, Jaboticatubas MG.
  • 2019: Primavera literária CCBB BH.
  • 2019: Piquenique literário na pracinha BH.
  • 2020: Colégio Cromos

João de Ana e Alessandra Visentin fizeram trabalhos personalizados para as empresas, Plena Alimentos, e Bio Extratus. O cantor já participou de grandes festivais entre eles: Velho Chico Beach, em Bom Jesus da Lapa BA; Fempel Pedro Leopoldo MG; Festival da canção de Mucuri BA; Fenac: Festival nacional da canção de Formiga MG; Festival da canção de Lagoa Santa MG, conquistando o segundo lugar em 2018 com a música Minas Canções, e primeiro lugar em 2019 com a canção Dignidade.

Em 2018/ 2019, João de Ana circulou pelo litoral da BA e ES com o show Cores do Brasil. Foi convidado para compor em 2020 uma música para uma tese de doutorado, em parceria com a doutora Marinete Fraga chamada Canção: Sem Nós. Atualmente João participa de um grupo de forró pé de serra em Lagoa Santa MG (Pé de Forró). Em 2021, o músico gravou seu primeiro álbum autoral, com a produção musical de Ricardo Gomes e participações especiais de Chico Lobo e Bárbara Barcellos.

Vale a pena conferir esse grande talento da música mineira!
Confira aqui a canções do CD Dignidade:

João de Ana / Gilberto Guimarães
João de Ana / Zé Henrique Ruas
3. Canções do Tempo
João de Ana / Gilberto Guimarães
Part. Especial Chico Lobo
João de Ana / Zé Henrique Ruas / Gilberto Guimarães
João de Ana
João de Ana / Voltaire Lemos
Part.Especial Chico Lobo
João de Ana
João de Ana / Roberta Vargas
João de Ana
Waltinho / Roberto Andrade
Part. Especial: Bárbara Barcellos e Chico Lobo
João de Ana / Raul Mariano

João de Ana inclui música da Banda de Pau e Corda na safra autoral do álbum 'Dignidade' — Foto: Joasiane Soares / Divulgação Kuarup

João de Ana é integrante do Coletivo Musical Uma Terra Só World, criado em 13 de fevereiro de 2023 e até o momento integra mais se 600 músicos, intérpretes, compositoras (os) e mídias do cenário musical espalhados pelo Brasil e outros países. O gaúcho Carlos Di Jaguarão (Compositor, Poeta, Letrista e Roteirista) é o responsável pela criação do grupo, tendo criado parcerias com vários Meios de Comunicação em alguns países, onde são enviadas as playlists dos integrantes do grupo e os mesmos se comprometem em veiculá-las em sua programação diária, apresentando o melhor da MPB.





___________________________
Cleo Oshiro
, mineira mas viveu a maior parte da sua vida em São Paulo até se mudar para o Japão em 2002. Colunista Social no Japão, escreveu para mídias brasileiras nos EUA, Suíça e Brasil. Responsável pelo Setor de Arte e Cultura da Radio Shiga, divulga vários artistas em sua coluna e apresenta o programa 'Uma Terra Só, no Japão' direcionado aos ouvintes japoneses. É também a administradora internacional do coletivo musical brasileiro 'Uma Terra Só World' que agrega 600 integrantes entre intérpretes, compositores e músicos. Links:




Nenhum comentário