Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A MAIOR RETROSPECTIVA DE MARINA ABRAMOVIĆ JÁ REALIZADA NA HOLANDA

Imagem colhida na Internet

A maior retrospectiva de Marina Abramović já realizada na Holanda
Exposição — a partir de 16 de março


Uma grande retrospectiva da obra de Marina Abramović, a grande dama da arte performática internacionalmente aclamada, será inaugurada no Stedelijk em 16 de março de 2024. Apresentando mais de 60 obras, incluindo fotografias, vídeos, esculturas, quatro performances ao vivo icônicas (todas fazendo sua estreia em Holanda) e duas obras nas quais você, como visitante, pode participar, esta pesquisa cobre toda a sua impressionante obra. Desde os seus primeiros trabalhos realizados na ex-Iugoslávia e em Amsterdã, até as performances pioneiras com seu ex-parceiro Ulay e até obras de sua prática solo, que ainda hoje está ativa.

Os ingressos já estão à venda. Durante a exposição de Marina Abramović (16 de março a 14 de julho de 2024), aplica-se um custo adicional de 10 euros a todo o museu. A sobretaxa só deverá ser paga uma vez e não se aplica a visitas repetidas.


__________________________
Marina Abramović (em sérvio, no alfabeto cirílico: Марина Абрамовић, pronúncia em servo-croata: "Marina Abrâmovitch") (Belgrado, Sérvia, 30 de novembro de 1946) é uma artista performática que iniciou sua carreira no início da década de 1970 e manteve-se em atividade desde então. Considera-se a “avó da arte da performance". Seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente. Nascida na Iugoslávia, Abramovic teve uma infância bem difícil, com pouco afeto maternal, que futuramente influenciaria suas obras. Nasceu durante um regime paternal do ditador Josip Broz, seus pais eram heróis comunistas de guerra (Segunda Guerra Mundial). Formada e pós-graduada em Belas Artes, suas performances começaram nos anos 70. Brincadeiras com facas;(Rhythm 10), deitar no meio de uma estrela de fogo (Rhythm 5), ficar sob efeito de drogas controladas (Rhythm 2), se colocar à disposição dos espectadores (Rhythm 0) – era assim que ela mostrava a relação humana consigo e com os outros.

Foi parceira profissional do artista Ulay, de 1976 até 1988, período em que mantiveram um relacionamento. Neste período de 12 anos realizaram diversas obras em conjunto. Eles se separaram em 1988, através de uma performance intitulada The Lovers. Partindo de lados opostos da Grande Muralha da China, eles caminharam um em direção ao outro e se despediram depois de se encontrarem no meio.






_____________________________
REVISTA BIOGRAFIA

Nenhum comentário