Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

ILÁRIA RATO ZANANDRÉA: O TALENTO DA COMPOSITORA E ARTISTA PLÁSTICA CAPIXABA

Ilária Rato Zanandréa
Ilária Rato Zanandréa: o talento da compositora e artista plástica capixaba
Por Cleo Oshiro

Ilária Rato Zanandréa, é uma talentosa compositora, artista plástica e designer de jóias capixaba, que se destaca no cenário musical nacional por suas letras emotivas e melódicas, e no internacional por suas obras de arte. Com uma carreira repleta de sucessos, suas composições têm sido gravadas por vários artistas brasileiros ao longo dos anos, ganhando reconhecimento e admiração do público.

__________________________
Nos últimos tempos, teve o privilégio de ter três de suas músicas gravadas por Hannah Reis, uma cantora cuja interpretação intensa e emocional trouxe uma nova vida às composições de Ilária. As três músicas, Madrugada, Gesto e Deixe um Pouco de Você, demonstram a versatilidade do seu talento, abrangendo dois sambas e um bolero.

“Madrugada” cativa com sua batida de samba contagiante, enquanto “Gesto” encanta com sua melodia envolvente, e “Deixe um Pouco de Você” sensibiliza com sua doçura e paixão onde revela a profunda saudade que a envolve. Na interpretação apaixonante de Hannah Reis, essas melodias trazem os brilhantes arranjos de Marcus Trancoso. Hannah Reis brilha na interpretação dessa música trazendo à tona a profundidade de suas letras, cativando o público, resultando em mais de 6 mil impressões no YouTube.

Entre suas composições está “Sonho Lindo”, na voz encantadora de Terezinha de Jesus, gravado em um EP pela Odeon no ano de 1986. Essa canção é um verdadeiro tesouro da música brasileira que ainda emociona os corações e evoca lembranças especiais.

Roupa de Festa”, mais uma de suas composições, uma valsa gravada em 2022, na voz de Márcia Chagas faz parte do EP de Ilária, assim como o Blues “Raízes” e a canção “Me Ocupa”. A compositora oferece nesta coletânea estilos como Bossa Nova, Blues e valsa com arranjos de Marcus Trancoso e participação do guitarrista Daniel Calazans e a bela voz de Márcia Chagas. Estas e muitas outras de suas composições estão disponíveis em todas as plataformas digitais.

Ilária segue conquistando espaço e reconhecimento como artista plástica ao longo dos anos de trabalho no Mercado de Artes. Com uma riquíssima trajetória internacional, já expôs suas obras em cerca de 20 países, entre elas várias exposições no Museu do Louvre, em Paris, em exposições coletivas no Spectrum Miami, entre muitas outras.

Foi a primeira eleita em 1972, entre 2800 candidatos a uma bolsa de estudos na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde o seu trabalho foi focado no desenvolvimento de textura.

Recebeu a Grande Medalha de Ouro da Associação de Ciência, Arte e Letras, 10º Salon MCA – Cannes em 2011 e 2012 e ainda a Coup de La Ville de Mandelieu-Lanapoule – também em Cannes. E no ano de 2014 a Medalha de Ouro, Cores do Brasil III, Budapeste, Hungria.

Com um talento indiscutível e um desejo sincero de compartilhar sua música com o mundo, Ilária Rato Zanandréa continua a encantar o público brasileiro e agora tem a esperança de alcançar ainda mais corações ao redor do globo.

“Apesar do sucesso nas plataformas digitais, tenho o sonho de ver as minhas composições alcançando os ouvidos do público japonês, e a maior aspiração é que minhas músicas sejam tocadas na Rádio Shiga, uma das mais conceituadas rádios no Japão”, diz Ilária.
Para quem deseja acompanhar seu trabalho e descobrir mais sobre suas composições, seu canal no YouTube: Ilária Rato Zanandréa é uma ótima fonte para explorar seu repertório.

Como artista plástica e designer de jóias, Ilária Rato Zanandréa conquistou espaço e reconhecimento ao longo dos anos de trabalho no Mercado de Artes, com trajetória internacional e extenso curriculum com inúmeras exposições individuais, coletivas e diversas premiações com seu trabalho artístico.

Sua série de obras chamada “Eclosão”, foi exposta na ONU em Nova Iorque e obras da série anterior “Natureza” foram expostas em 2015 no Louvre em Paris. Em 2016 a série Eclosão, estiveram expostas em Nova York, na Galeria de Arte Saphira & Ventura. A exposição apresentou as obras de alguns dos artistas que estão no livro “A Arte Brasileira na Contemporaneidade”, que teve seu lançamento em São Paulo e em Nova York no ano de 2016. A curadoria da exposição foi de Carmen Pousada com co-curadoria de Alcinda Saphira.

Juliana Martins (Assistente)




________________________________
Cleo Oshiro, mineira mas viveu a maior parte da sua vida em São Paulo até se mudar para o Japão em 2002. Colunista Social no Japão, escreveu para mídias brasileiras nos EUA, Suíça e Brasil. Responsável pelo Setor de Arte e Cultura da Radio Shiga, divulga vários artistas em sua coluna e apresenta o programa 'Uma Terra Só, no Japão' direcionado aos ouvintes japoneses. É também a administradora internacional do coletivo musical brasileiro 'Uma Terra Só World' que agrega 600 integrantes entre intérpretes, compositores e músicos. Links:

Nenhum comentário