Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

ESSES PEQUENOS ‘ESCORPIÕES’ CUIDAM DOS SEUS LIVROS E MERECEM SER REVERENCIADOS PELOS AMANTES DA LITERATURA

Esses pequenos ‘escorpiões’ cuidam dos seus livros e merecem ser reverenciados pelos amantes da literatura
O artigo original, em espanhol, pode ser lido aqui: PIJAMASURF
Tradução Livre: Revista Biografia

Pseudoescorpiões ou escorpiões de livros fornecem um trabalho precioso que preserva livros

___________________________________
Entre os diferentes espíritos tutelares - ou feras - da literatura devemos acrescentar uma espécie singular: os escorpiões-livros, ou pseudoescorpiões. Os pseudoescorpiões são criaturas fascinantes que conquistam o carinho e o respeito dos amantes dos livros por vários motivos notáveis. Em primeiro lugar, estes minúsculos seres, que não ultrapassam os 4 milímetros de comprimento, desempenham um papel crucial na preservação dos livros. Sua dieta principal inclui piolhos e ácaros, parasitas que se alimentam da cola à base de amido usada na encadernação de livros antigos. Ao se alimentarem desses parasitas, os pseudoescorpiões prestam um serviço de controle de pragas totalmente gratuito, essencial para preservar a integridade de nossos acervos de livros.

Esteticamente, os pseudoescorpiões são criaturas intrigantes. Embora se assemelhem a escorpiões com suas grandes pinças pedipalpais, que têm o dobro do comprimento das pernas, eles não possuem ferrão e são completamente inofensivos para os humanos. Essa característica os torna ainda mais fascinantes, pois possuem a aparência feroz dos escorpiões, sem nenhum dos riscos associados.

Além disso, o seu ciclo de vida e comportamentos de acasalamento são dignos de admiração pela sua complexidade. Os machos realizam uma dança de cortejo que inclui vibrações e movimentos sedutores com os pedipalpos para atrair as fêmeas, ressaltando a rica diversidade da vida animal, mesmo nas menores escalas. As fêmeas realizam então uma intensa tarefa materna, transportando e alimentando os seus filhotes até que estejam prontos para se tornarem independentes e continuarem o ciclo de vida.

Os pseudoescorpiões também fazem parte da história da cultura ocidental, com menções que remontam às obras de Aristóteles, destacando a sua longa convivência com os humanos e o seu papel nos nossos ambientes.

Outro aspecto fascinante é o seu sistema respiratório, que embora diferente do dos verdadeiros escorpiões, é igualmente único. Os escorpiões-livros têm espiráculos e não pulmões, que é um método de respiração primitivo, mas eficaz, que fornece oxigênio diretamente aos tecidos, semelhante à forma como nossos pulmões fornecem oxigênio ao sangue.

Resumindo, os pseudoescorpiões são criaturas incríveis que merecem ser valorizados e protegidos, principalmente por quem tem paixão por livros. Não só contribuem significativamente para a conservação dos livros, alimentando-se de parasitas nocivos, mas também enriquecem a nossa admiração pela diversidade e complexidade da vida na Terra.





_________________________________
Fonte: PIJAMASURF

Nenhum comentário