|
(Foto: Cortesia Warner Bros.) |
Quem são as mulheres "Bene Gesserit" de "Duna" (espiãs, feiticeiras, concubinas e iogues)?
O artigo original, em espanhol, pode ser lido aqui: PIJAMASURF
A fascinante ordem Bene Gesserit é formada por mulheres que buscam avançar a consciência da humanidade, utilizando poderes psíquicos, artes sexuais, diplomacia e outras técnicas que foram cultivadas em uma estreita sociedade ao longo do tempo.
__________________________________________
A saga Duna , baseada nos romances de Frank Herbert, se converteu mestra do universo imaginativo da ficção científica nos últimos anos, principalmente desse universo que possui uma certa especulação metafísica. O romance original, publicado em 1965, não só inaugurou um universo de ficção científica sem precedentes, mas também estabeleceu as bases para uma série que exploraria os limites da política, da religião e do poder humano. A mais recente adaptação cinematográfica de Duna , de Denis Villeneuve, gerou o fascínio por conhecer os detalhes do intrincado universo mitológico de Herbert.
Dentro do mundo de Duna , a Ordem Bene Gesserit desempenha um papel fundamental. A meio caminho entre uma organização religiosa, uma sociedade secreta e o poder político, a Bene Gesserit (também conhecida como Irmandade) é uma antiga organização de espiãs, teólogas, cientistas e outras, cujas origens místicas e desenvolvimentos físicos e mentais, tornam a sua existência fundamental para a ordem social (que procuram manipular para um propósito oculto e misterioso). Embora os filmes de Villeneuve tenham apresentado o grupo e esclarecido os seus objectivos, os filmes deixam incompleto o leque de actividades em que as mulheres desta ordem se envolvem.
Os originais de Herbert fornecem uma imagem mais detalhada das habilidades aumentadas da Bene Gesserit, muitas das quais têm nomes específicos no cânone, como o caminho estranho (weirding way) , sentido da verdade (truthsense) e métodos de prana-bindu. Estes últimos são claramente uma referência ao yoga tântrico hindu, que se dedica a dominar a energia do corpo, utilizando os ventos e gotas da anatomia sutil. Para isso utilizam técnicas de ioga, meditação e êxtase sexual (algo que as mulheres Bene Gesserit não desconhecem).
Dentre suas habilidades, destaca-se sua suprema capacidade de concentração, da qual dependem todos os seus poderes. São capazes de estados de imobilidade absoluta, podem manipular seus níveis de fertilidade e controlar seu metabolismo para desativar substâncias venenosas, esta última habilidade as tornam as concubinas perfeitas em um universo em constante conflito. Eles também têm o poder de usar a Voz, utilizando frequências sonoras que lhes permitem controlar pessoas mentalmente mais fracas.
A capacidade das Bene Gesserit de usar seu treinamento para ter total controle sobre seu corpo se estende ao domínio das artes do amor, tornando-as figuras desejáveis e estrategicamente valiosas nos círculos de poder. Porém, o principal objetivo dessas uniões é a manipulação política e a engenharia genética, buscando criar descendentes com características específicas, de acordo com seu antigo plano de criação. No entanto, há muitas ocasiões em que usam a sua sexualidade para fazer avançar as suas agendas e obter poder sobre certos homens em quem estão interessadas.
Além dos seus poderes únicos, uma visão geral da sua história política e social é igualmente significativa para a compreensão dos seus verdadeiros motivos. Paul Atreides pode se apresentar como o messias, mas são as Bene Gesserit que possuem o conhecimento para orientar e guiar a raça humana rumo à salvação. Tem sido dito em inúmeras culturas – como a budista e a judaica – que a sabedoria é feminina, e este também parece ser o caso no universo Duna.
Embora não esteja totalmente claro, é provável que a organização tenha sido produto do caos que resultou da Jihad Butleriana. A Bene Gesserit foi moldada duas décadas mais tarde, quando a sua estrutura hierárquica foi estabelecida em torno da Batalha de Corrin. A Reverenda Madre Superiora foi ordenada a exercer controle total sobre as outras Reverendas Madres.
A Bene Gesserit escolheu influenciar a política em segredo muito antes de Paul Atreides assumir a liderança da Casa Atreides. Elas preferiram permanecer nesta função por mais de um milênio. O grupo infiltrou agentes em todas as cortes imperiais e casas importantes para supervisionar as negociações. Avançando rapidamente para a saga de Herbert, vemos que após o reinado do filho de Paul, Leto Atreides II, a Irmandade preencheu o vácuo de poder resultante. Este papel na política resultou do fato de os membros acreditarem que era uma forma de proteger a humanidade de um tirano como Leto.
A Bene Gesserit opera em uma base hierárquica estrita, com a Reverenda Madre Superiora na posição mais alta. Ela herda as memórias de seus antecessores como parte da Memória do Outro. Este conhecimento é transmitido pela Reverenda Madre Superiora à sua sucessora, a quem ela escolhe antes da sua morte. Igualmente importante é a chamada “Mãe Kwitsatz”, responsável por dar à luz e criar todos os Kwisatz Haderach, figura masculina considerada a “escolhida” para salvar a humanidade, neste caso, possivelmente Paul. Você pode ver em tudo isso uma enorme capacidade de sacrifício e de operar nas sombras.
A Ordem exige o desempenho de diferentes funções, como a recolha de informações, a construção de relações diplomáticas e a criação de herdeiros. Os Veridictors são membros da Bene Gesserit que detectam se uma pessoa está dizendo a verdade. Os Superiores Proctores dirigem as casas capitulares. A grande maioria dos membros são irmãs que atuam como agentes secretas, concubinas reais e esposas em potencial nas Casas Imperiais. No nível mais baixo estão os novos membros conhecidos simplesmente como Iniciados.
Pelo que podemos vislumbrar, o objectivo principal da Ordem sempre foi avançar a humanidade para níveis de maior consciência e estabilidade, por todos os meios necessários. Isto é conseguido garantindo o nascimento da figura messiânica, um homem de elevado poder psíquico que também pode abrigar a memória da humanidade. Embora os movimentos da Bene Gesserit sejam muitas vezes calculados com precisão, o nascimento e a ascensão de Paul estão envoltos numa aura de mistério e controvérsia.
Jessica Atreides deu à luz Paul intencionalmente em vez de uma filha, como as Reverendas Madres haviam previsto. Como Paul tem um filho com Chani, membro da tribo Fremen, seu filho tem uma composição genética imprevisível. Tudo isso desencadeia acontecimentos imprevisíveis.
As mulheres da Bene Gesserit são, sem dúvida, algumas das figuras mais interessantes que a literatura de fantasia criou nos últimos tempos. E o mais interessante é que são figuras femininas poderosas, mas o são a partir do próprio arquétipo da feminilidade, em sintonia com a história, e não a partir de uma nova visão política em que as mulheres procuram empoderar-se enquanto os homens são iguais. O que Duna nos conta é que seu poder sempre existiu no desenvolvimento das próprias capacidades femininas, ligadas à inteligência, à sexualidade, à maternidade, à intuição e à conexão com a natureza e até mesmo com a manipulação política nas sombras.
__________________________
Fonte: PIJAMASURF
Nenhum comentário
Postar um comentário