Gabriel García Marquez ganha biografia em formato de quadrinhos [Grazy dos Santos]

Gabriel García Marquez ganha biografia em formato de quadrinhos

Livro em formato de quadrinhos publicado em março na Espanha retrata a trajetória de vida do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A biografia intitulada “Gabo – memorias de una vida mágica” foi lançada pela editora Sins Entido, tendo o roteiro assinado por Óscar Pantoja e as ilustrações são de Miguel Bustos, Felipe Camargo Rojas, Tatiana Córdoba e Julián David Naranjo Morales, sendo que cada um dos ilustradores foi responsável por um período diferente da vida do homenageado.

Ao todo, a HQ conta com 180 páginas em formato 17 x 24 cm., e está à venda na Espanha, Itália, Grã Bretanha, França, EUA e China. No Brasil, ainda não há data para o lançamento, mas os direitos de publicação foram comprados pelo Grupo Editorial Record que fará a tradução para o português.
O título da obra, Gabo, foi escolhido por ser a maneira como García Márquez é chamado por amigos e familiares. “Gabo” conta a história desde a infância do escritor vivida em Aracataca (Colômbia), passando por suas experiências como jornalista em Cartagena e Bogotá, sua consolidação como escritor de novelas – em especial, Cem anos de solidão – e do gênero realista, as dificuldades para sobreviver e alcançar seu lugar ao sol, a vida em família, sua passagem por Paris e outros locais, até receber o Nobel de Literatura em 1982.

A intenção da HQ é mostrar a pessoa humana por trás do escritor, e não apenas a “celebridade”, segundo informa Pantoja. “A história que contamos é a de uma pessoa que não se dá por vencida apesar das adversidades que teve [...] este é o Gabo que creio que o público em geral e os jovens, a quem é dirigido o livro, não conhecem”, complementa Naranjo Morales.

Com mais de 40 obras publicadas, o García Márquez é um dos mais importantes novelistas do século XX. Atualmente está com 86 anos, e teve como últimas publicações “Viver para contar” (obra autobiográfica, 2002) e “Memórias de minhas putas tristes” (novela, 2004).


Grazy dos Santos-Escritora de minuto por paixão, amor e loucura. Em sua mochila sempre carrega um livro, caderno e caneta. Blogueira desde cedo, atualmente cursa jornalismo e trabalha como freelancer na área. Site | Twitter



0 comentários: