Neve cai no Egito pela primeira vez em mais de 100 anos [Fabrízia Ribeiro]

Neve cai no Egito pela primeira vez em mais de 100 anos

As temperaturas despencam e favorecem o surgimento de neve no Egito, na Síria, em Israel e outros países da região


Fonte da imagem: Reprodução/Higher Learning Neve cai no Egito pela primeira vez em mais de 100 anos

A camada de neve que cobriu boa parte do Oriente Médio chegou em Cairo, capital do Egito, ontem, dia 13 de dezembro. Os jornais locais aponta que esta é a primeira vez que a neve cai nos últimos 112 anos, fato que impressiona e alarma a população ao mesmo tempo.
“É a primeira vez em muitos anos”, afirma Ali Abdelazim, um dos responsáveis pelo centro meteorológico de Cairo.

Em uma cidade que costuma registrar anualmente índices pluviométricos bastante baixos, centenas de pessoas pararam suas atividades para admirar e fotografar o branco que cai do céu e cobre boa parte do cenário local. A nevasca atingiu principalmente a capital e demais cidades do norte do país.



Neve na província do Monte Sinai, a 400 quilômetros ao sul de Cairo. Fonte da imagem: Reprodução/Huffington Post

Mas não foi apenas a população do Egito que foi pega de surpresa por um fenômeno raro na região. Em Jerusalém, capital de Israel, a mídia local informa que as escolas e rodovias estão fechadas e os transportes estão suspensos devido aos 10 centímetros de neve que já se acumulam – o maior registro desde 1953.

Ventos congelantes e flocos de gelo também alcançaram a Síria, o Líbano e a Jordânia, aumentando as preocupações da população e dos refugiados que guerra que se abrigam em barracas frias.

0 comentários: