Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Anel inteligente é capaz de ler livros em tempo real para pessoas cegas [Vicente Carvalho]

Anel inteligente é capaz de ler livros em tempo real para pessoas cegas


tecnologia tem nos auxiliado de forma grandiosa no que tange a acessibilidade, sempre de forma simples, mas muito eficaz. É exatamente o caso desse produto (ainda em fase de protótipo), desenvolvido por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets): um anel que auxilia cegos na leitura de livros comuns (que não usem braille).

Chamado de FingerReader (algo como: dedo leitor), basta apontá-lo para um livro ou leitor de e-book, como o Kindle, que o anel scanneia todo o espaço ao redor e lê em voz alta, em tempo real e, se o usuário quiser, ele faz a tradução simultânea do conteúdo. O produto ainda vibra quando chega ao final e começo de uma linha, e possui um algoritmo capaz de detectar se o usuário se afastou da linha base do texto, ajudando a manter um movimento de scanneamento em linha reta.

Veja o FingerReader em funcionamento e se surpreenda também:








Por estar em fase de protótipo, algumas coisas podem ser melhoradas, como a voz do leitor que as vezes não é muito fluída e o tamanho do anel, que pode ser diminuído para ficar mais confortável. Mas este é, sem dúvida, um avanço gigante na inclusão de deficientes visuais na leitura em massa, já que os livros em braille ainda não são tão difundidos. Simplesmente genial – é nessa aplicação do design que a gente acredita.

Nenhum comentário