Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

No tempo do meu Castanho [Marisete Zanon]

No tempo do meu Castanho

Ouvi o galopar dos cavalos ao longe vindo da planície verdejante e orvalhada em minha direção. Não havia cerca que os impedissem de ir e vir quando quisessem. Eu as tinha arrancado esperando ansiosamente esse momento.
Levou muito tempo para ouvi-los outra vez e agora achegavam-se a mim devagar, arfando, com olhares meigos e cheios de cumplicidade. O meu preferido, Castanho, aproximou-se num trote delicado, de mansinho e meneava a cabeça como quem pede desculpas pela longa ausência, pedindo carinho, insinuando que eu o montasse. Acariciei o dorso, as crinas e seus grandes olhos castanhos olhavam-me com uma ternura que doía e meus olhos ficaram borrados de uma maré sem culpas. Seu pelo brilhava a luz do sol e suas ancas eram fortes e bem desenhadas. Calma, eu falava, descanse um pouco e eu o montarei e iremos conquistar terras não sonhadas e castelos de nuvens onde só nós saberemos como encontrar para nos escondermos nos tempos ruins e lá colheremos maçãs e ervas para o nosso sustento. Corri para dentro dizendo a eles que esperassem um momentinho e arrumei um cesto cheio de maçãs e cubinhos de açúcar que usava para adoçar meus chás. Distribui maçãs a todos e logo estava rodeada por crinas, olhos e músculos que reluziam a luz do sol. Gritei para eles que o celeiro estava aberto e que poderiam se servir de alfafa e como crianças que correm num piquenique para comer torta eles se foram e aproveitei para montar em pelo em meu Castanho agarrada em suas crinas. Galopamos sempre rodeados de borboletas amarelas e libélulas. Galopamos por algum tempo que não se conta e nem se mede e sumimos no horizonte da planície verdejante ao encontro de terras não sonhadas e castelos de nuvens e meu Castanho alçou um voo levemente íngreme e logo nos misturamos ao branco das nuvens, ao azul anil do céu daquela primavera e as borboletas amarelas e as libélulas foram ficando para trás até tornarem-se invisíveis e o que se via era apenas o verde desbotado em que a planície transformava-se. Não olharíamos mais para trás, não entendíamos nada disso sobre regressos e planos...

Marisete  Zanon. Nascida em São Paulo, criada em Porto Alegre e atualmente residindo em Foz do Iguaçu. Artista plástica e escritora. Pensa que um bloco de papel e um lápis bastam para transformar o mundo. Tanto o poeta como o artista precisam estar deslumbrados com alguma coisa para criar. Muitas pessoas querem renascer, recomeçar, mas as vezes Marisete prefere estar nas nuvens, ou balançando em algum galho de árvore.

Nenhum comentário