Jornalista Shirley M. Cavalcante (SMC) entrevista escritora Delanie Velázquez
Delanie Velázquez é escritora e professora. Publicou seu primeiro livro, “Planeta Terra: O que aconteceu?”, em abril de 2012. Além da atividade docente, a autora atua como palestrante em eventos literários, escolas, bibliotecas e exerce atividades em prol da divulgação e expansão de seus projetos literários. São eles:
Planeta Terra: Cruzando as fronteiras; Planeta Terra: Expansão; Boa Leitura; Encontro de Leitores; Conversa de Escritor, etc.
Tem buscado, junto com outros autores, descobrir alternativas e caminhos que levem a prospecção da carreira do escritor independente.
SMC - Escritora Delanie, quando você começou a escrever? Em que momento decidiu ser escritora?
Delanie Velazquez (Delanie)- Desde os tempos de criança eu gostava muito de escrever e sonhava em ser escritora um dia. Contudo, o momento em que decidi escrever um livro, foi no ano 2002, quando pensei em publicar um livro didático junto com um colega professor. Fizemos planos, mas o projeto acabou não dando certo.
SMC - Como surgiu a ideia do seu primeiro livro: “Planeta Terra: O Que Aconteceu?”
Delanie - Surgiu após assistir a um documentário, que me pareceu muito estreito e preconceituoso. Fui dormir e, ao acordar, no dia seguinte, havia uma história em minha cabeça. Logo percebi que tal história era uma resposta à inquietação despertada pelo documentário, inquietação quanto à forma, não ao conteúdo em si. Decidi escrever algo que estimulasse a reflexão sobre diversas questões, entre elas como lidar com as diferenças de visão, mudanças de paradigmas, o cultivo da arte de questionar e debater.
SMC - A ideia da série, intitulada Planeta Terra, surgiu antes de você começar a escrever o primeiro Livro ou surgiu após você iniciar a escrita?
Delanie - Surgiu após a publicação do primeiro livro, em algumas conversas com leitores.
SMC - Qual o objetivo da série Planeta Terra?
Delanie - O objetivo da série é apresentar uma literatura que ofereça estímulos para o pensamento e a reflexão sobre temas variados, o cultivo da arte de questionar e debater, a habilidade de entender e aprender com as diferenças do outro, tendo como pilares centrais os temas da qualidade de vida e da sustentabilidade.
SMC - O que mais lhe inspira a escrever?
Delanie - Muitas coisas, entre elas a natureza. O contato com a natureza faz as ideias surgirem e multiplicarem de uma forma impressionante.
SMC - Quais são as suas referências literárias? Que autores influenciaram em sua formação como escritor?
Delanie - Um dos autores que mais admiro, e a quem gostaria de conhecer pessoalmente, é Augusto Cury. Umas de suas características que mais me influenciam é que ele não se apresenta como um autor distante e nem com ares de superioridade. Ele consegue falar de coisas complexas com simplicidade, sem deixar de lado a precisão. Ele consegue tocar a alma do leitor de modo terno, envolvente e motivador. Outra referência literária para mim é Jan Karon, autora da série Mitford.
SMC - Como foi publicado o seu primeiro livro? Quais as dificuldades para conseguir publicar sua obra?
Delanie - O livro foi uma produção independente, aquela em que o autor assume todos os gastos com publicação e divulgação. A única dificuldade foi a de ordem financeira. Tive de “suar a camisa” para conseguir levantar o valor necessário para cobrir os gastos com a publicação.
SMC - Quais os formatos em que encontramos o seu livro: impresso, e-book, áudio-livro?
Delanie - Está disponível no formato impresso.
SMC - Onde podemos comprar o seu livro?
Outra forma de me contactar é pelo Facebook:
http://www.facebook.com/delanie.velazquez
SMC - De que forma você, hoje, divulga o seu trabalho?
Delanie - Através das redes sociais, entrega de panfletos por amigos e colaboradores voluntários.
SMC - Que dica você dar as pessoas que estão iniciando carreira como escritor?
Delanie - Todo escritor precisa ler muito, principalmente sobre os assuntos acerca dos quais ele escreve. O escritor deve ser um eterno estudante da língua na qual ele compõe suas obras. Livros sobre comunicação escrita são leituras obrigatórias para um escritor. Ele também precisa ser um bom observador, um bom ouvinte, bom pesquisador. Precisa ter um senso constante de autocrítica e submeter seus escritos à crítica de outros.
SMC - Quais as melhorias que você citaria para o mercado literário no Brasil?
Delanie - Precisamos de representantes e revendedores de livros que estejam acessíveis ao escritor independente.
SMC - Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista, a Divulga Escritor agradece sua participação, muito bom conhecer melhor a Escritora Delanie Velázquez, que mensagem você deixa para nossos leitores?
Delanie - Querido leitor, que sua jornada diária seja uma deliciosa aventura, acompanhada do hábito de desfrutar cada dia, cuidar do planeta, cultivar relacionamentos, apreciar as coisas da natureza e compartilhar com os outros as maravilhas do mundo da leitura.
Shirley M. Cavalcante, é jornalista, radialista, autora do livro: Manual Estratégico de Comunicação Empresarial/Organizacional, administradora do projeto Divulga Escritor, graduada em Comunicação Social pela UFPB, especialista em Gestão empresarial e de pessoas, assessora e consultora de Comunicação Empresarial, Consultora Editorial, diretora executiva da SMC Comunicação Humana.
Nenhum comentário
Postar um comentário