Os filmes de 2013 que são candidatos a clássicos [Rodrigo Jose Soares]

Os filmes de 2013 que são candidatos a clássicos

Por Rodrigo Jose Soares 

Um longa, para ser considerado um clássico em seu gênero, deve estar na vanguarda, apresentar algo novo aos espectadores como roteiros interessantes, inovações tecnológicas, atuações acima da média, fotografia especial etc, tudo isso junto ou um e outro combinados.

Hollywood tem andado sem inspiração para produzir coisas novas, ou sem coragem para se arriscar, e tem apostado em muitas sequências e remakes, alguns se salvam, mas não é este o caminho para formação de filmes inesquecíveis.

Só o tempo provará se aquele filme se tornou ou não um clássico do cinema. Por enquanto, podemos eleger alguns candidatos que estiveram nas telonas no ano que passou.

Sempre é importante lembrar que um os filmes são como livros, ou pratos de comida, e o que é bom para um pode não ser para outro, mas feito esta ressalva vamos à lista dos filmes que podem, um dia, figurar na prateleira dos clássicos do cinema.


Lincoln


A história de um dos mais famosos presidentes americanos foi chegou às telonas ainda no longínquo janeiro de 2013 e já com a certeza de que seria um dos filmes candidatos a vencer Oscar's.

O longa conta como Lincoln lutou pela abolição da escravidão em seu país, enquanto enfrentava uma Guerra Civil sangrenta que lhe custava o sono e sua popularidade em alguns estados.

Dirigido por Spielberg, o filme é candidato a se tornar clássico pelo bom desenvolvimento do roteiro, por contar a história de uma lenda e pela atuação magnífica de Daniel Day Lewis, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator.

Lincoln (2012)
Diretor: Steven Spielberg.
Elenco: Daniel Day Lewis, Sally Fields, Tommy Lee Jones, David Strathairn e outros.
Onde posso assistir? Em DVD (Fox Films) ou Telecine 1.

Django Livre



Em mais um filme que discorre sobre a escravidão nos EUA, Django consegue sua liberdade após prestar alguns favores a seu comprador e, como homem livre, buscará fazer justiça com as próprias mãos.

Lançado em Janeiro, no Brasil, o filme foi sucesso de crítica e público em mais um conto cheio de reviravoltas trazido às telonas por Tarantino.

Se candidata à clássico pelo roteiro não convencional, pela chuva de sangue que Tarantino gosta de promover, pelas atuações impressionantes e pelos prêmios conquistados mundo afora. Ganhou Oscar de Melhor Roteiro Original (Tarantino) e Melhor Ator Coadjuvante ( Christoph Waltz).

Django Livre (2013)
Diretor: Quentin Tarantino.
Elenco: Jamie Foxx, Leonardo di Caprio, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson e outros.
Onde posso assistir? Em DVD (Columbia Pictures).


Os Croods


Animação que mostra como uma família da pré-história é obrigada a se virar quando se vê sem condições de permanecer em sua segura caverna.

O roteiro mistura o medo do desconhecido do pai da família com a sede de curiosidade de sua filha mais velha, de maneira engraçada e bem delineada durante todo o longa.

Se mostra um forte candidato a ser um dos clássicos de animação daqui uns anos pelo roteiro não convencional, pelos belos cenários produzidos e pela história cativante tanto para os mais jovens como para os mais velhos que podem se enxergar com um dos membros da família Crood.

Os Croods (2013)
Diretor: Chris Sanders e Kirk DeMicco.
Elenco: Ryan Reynolds, Emma Stone, Nicolas Cage e outros.
Onde posso assistir? Em DVD (Fox).


O Lado Bom da Vida


O Longa conta como um homem, que sofre de bipolaridade, tenta retomar os rumos de sua vida, após passar meses em um sanatório, internado pelos próprios pais.

Lançado em fevereiro, no Brasil, o filme conseguiu obter sucesso com a crítica e o público, com uma história simples, mas de personagens cativantes, que lutam por uma vida melhor.

Pode acabar como um clássico pelas 8 indicações que recebeu ao Oscar, ganhou melhor atriz com Jennifer Lawrence, pela química entre a vencedora do prêmio e Bradley Cooper e por ter sido uma boa adaptação de livro. 

O Lado Bom da Vida (2012)

Diretor: David O. Russell.

Elenco: Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Robert de Niro, Chris Tucker e outros.

Onde posso assistir? Em DVD (The Weinstein Company) ou Telecine 1.


Rush - No Limite da Emoção


Trazendo uma rivalidade real da Fórmula 1 para as telonas, Rush, mostra como James Hunt e Nikki Lauda brigaram dentro e fora das pista pelo título mundial de 1976.

Abordando um tema onde normalmente muitos falham, corridas de carros, o longa trouxe uma abordagem muito distinta sobre um tema pouco visado. A escolha da temporada e dos personagens também foi essencial para o sucesso da produção.

É candidato a s e tornar clássico por se tratar de um esporte muito visto, por ser uma história real e de muita superação, pela forma como o tema foi trazido e tratado e pelas ótimas cenas de corridas de carro mostradas.

Rush - No Limite da Emoção (2013)
Diretor: Ron Howard.
Elenco: Chris Hemsworth, Daniel Brühl, Olivia Wilde, James Norton e outros.
Onde posso assistir? Em DVD, quando lançado (Universal Pictures).


Capitão Phillips


História baseada em fatos reais, onde o Capitão Phillips vê seu barco e seus tripulantes em apuros quando um bando de piratas somalis resolve roubar o dinheiro que eles carregavam, mas a situação piora para o Capitão quando ele é levado como refém dos assaltantes.


Outro sucesso de púbico e crítica pela ideia de retratar um tema esquecido e de difícil abordagem, mas com bastante seriedade e veracidade, levando o público a vivenciar os problemas que Phillips teve.


Pode ser um clássico por seu tema, pela abordagem da pirataria moderna e por mais uma ótima atuação de Tom Hanks.


Capitão Phillips (2013)

Diretor: Paul Greengrass.

Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi e outros.

Onde posso assistir? Em DVD, quando lançado (Sony Pictures).


O Som ao Redor


O longa mostra as mudanças que a chegada de um grupo de segurança privada promove em um bairro, de classe média, no Recife.


Considerados por muitos o melhor filme brasileiro de 2013, entretanto o sucesso de crítica não alcançou o público e menos de 70.000 espectadores assistiram ao longa.


É candidato a se tornar um clássico nacional por fugir do convencional praticado no cinema brasileiro nos últimos anos, a fotografia é excelente, o roteiro é intrigante e o som é sensacional, diferente de tudo que o Brasil já produziu.


O Som ao Redor (2013)

Diretor: Kleber Mendonça Filho.

Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings e outros.

Onde posso assistir? Em DVD, quando lançado (Vitrine Filmes).


Azul é a Cor Mais Quente


O filme mostra como a vida de Adele se transforma completamente quando ela tem um amor à primeira vista por uma menina da cabelo azul.


Vencedor do festival de Cannes de 2013, a produção Francesa, foi muito bem aceita pelos críticos mundo afora e está nas listas de melhores do ano de muitas produções especializadas.


Tem tudo para ser um clássico por seu roteiro bem tramado, pelos bons diálogos, pela proximidade das filmagens que mostram os menores nuances das atuações e pelas cenas explícitas de sexo.


Azul é a Cor Mais Quente (2013)

Diretor: Abdellatif Kechiche .

Elenco: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Jérèmie Laheurte e outros.

Onde posso assistir? Em DVD, quando lançado (Imovision).


O Hobbit: A desolação de Smaug


A segunda parte da saga de Bilbo Bolseiro conta como a companhia em que ele está teve que enfrentar o Dragão Smaug em busca de retomar a Montanha Solitária.

A trilogia segue o caminho novo das franquias de Hollywood que tentam contar o começo das aventuras, depois que você já sabe como elas terminam.

Apesar de não ser uma ideia inovadora, pode se tornar um clássico, pela quantidade de fãs que o Universo de Tolkien tem e pelas inovações tecnológicas trazidas pela Saga, a fotografia também segue fascinante.

O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
Diretor: Peter Jackson.
Elenco: Martin Freeman, Richard Armitage, Ian McKellen e outros.
Onde posso assistir? nos cinemas.

Gravidade


Dois astronautas estão efetuando reparos em um satélite quando são atingidos por uma chuva de meteoros e lançados no espaço sideral, é o que nos traz este longa.


O filme encabeça a liderança de muitos sites especializados como o melhor filme de 2013 e faz por onde, pois se arrisca a contar uma história diferente, com muito êxito, diga-se de passagem.


Tem tudo para se tornar um clássico pois conta com fotografias e sons sensacionais, roteiro original e muito intrigante e atuações acima da média de bons e renomados atores da indústria cinematográfica.


Gravidade (2013)

Diretor: Alfonso Cuarón.

Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris e outros.

Onde posso assistir? Em DVD, quando lançado (Warner).

0 comentários: