Produtora britânica coloca online 85 mil filmes históricos [Marcos Venancio Machado]

Militares patrulham ruas durante golpe de 1964 no Brasil
Produtora britânica coloca online 85 mil filmes históricos


Cenas terríveis do acidente com o dirigível Hindenburg e o júbilo da coroação da rainha Elizabeth, em 1953, estão entre os vídeos da British Pathé que agora estão disponíveis online. Dirigentes da empresa declararam que é "um presente" para o mundo.

A produtora de documentários e noticiários já havia colocado no canal alguns vídeos e agora fez o upload para o YouTube de todos os 85 mil filmes de seu arquivo. São 3,5 mil horas de imagens gravadas entre 1876 a 1976. Entre o material estão filmes sobre o Brasil, como a deposição de João Goulart pelo golpe militar em 1964.


Cena de documentário da British Pathé sobre a bomba de Hiroshima

A empresa foi um ícone dos britânicos até 1976, quando parou sua produção de filmes. Além de cenas da I e da II guerras mundiais, o acervo inclui vídeos de personalidades como Fidel Castro, a princesa Diana, Arnold Schwarzenegger, Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe, John Lennon e Charlie Chaplin.

Confira abaixo o filme da reportagem do bombardeio da cidade japonesa de Hiroshima ou acesse o canal da British Pathé para ver outros.


Fonte:

0 comentários: