Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Concurso Literário Nacional - 2014 - “Jubileu de Ouro da Academia Itajubense de Letras” [Revista Biografia]

Concurso Literário Nacional - 2014 - “Jubileu de Ouro da Academia Itajubense de Letras”


Regulamento

I - Informações Gerais 

O presente concurso possui caráter exclusivamente cultural. É promovido pela Academia Itajubense de Letras, tendo como objetivos: selecionar textos nas categorias conto, crônica e poesia; incentivar e valorizar a criação de textos; e promover a literatura brasileira.

II - Inscrições 

1. Podem participar do concurso todos os cidadãos brasileiros, maiores de 18 anos, residentes em território nacional, exceto os membros da Academia Itajubense de Letras e os integrantes da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora e seus parentes em primeiro grau.
2. O concurso é destinado a escritores que possuam obras inéditas, escritas originalmente em Português. Entende-se por inéditas as obras que não tenham sido publicadas parcial ou integralmente.
3. Será da responsabilidade do autor o compromisso de que o texto é inédito. Caso seja constatada sua publicação, a inscrição será anulada.
4. A coautoria não será aceita.
5. Cada concorrente poderá inscrever apenas uma obra no concurso.
6. A inscrição é gratuita.
7. Serão aceitas obras nos gêneros Conto, Crônica e Poesia (clássica ou moderna).
8. Não há restrição temática para a inscrição das obras..
9. As inscrições estarão abertas durante o período de 20 de fevereiro a 20 de maio de 2014 e deverão ser feitas pelo Correio, e sua validade é a data de expedição, comprovada mediante carimbo postal.
10. Não é permitida a participação por via eletrônica.
11. O texto deve estar em fonte Times New Roman, na cor preta, corpo 12, espaço entrelinhas 1.5, impresso em papel A4, branco, em apenas um lado da folha, em 3 (três) vias, onde devem constar o título, o pseudônimo do autor e a obra inscrita.
12. Para o envio serão necessários 2 (dois) envelopes: um maior, onde serão colocadas as cópias da obra e um envelope menor, lacrado, com a Ficha de Inscrição completamente preenchida (segue modelo da ficha de inscrição). O envelope menor será colocado dentro do maior, juntamente com as cópias da obra.
13. Enviar para:
Concurso Literário Nacional - 2014
“Jubileu de Ouro da Academia Itajubense de Letras”
Rua Dr. Rodrigues Seabra, 566 / Morro Chic
37500-078 – Itajubá – Minas Gerais
14. O endereço do destinatário deverá ser repetido no lugar do endereço do remetente, usando-se no lugar do nome do remetente: Concurso Literário Nacional – 2014 “Jubileu de Ouro da Academia Itajubense de Letras”.
15. Na parte externa do envelope menor, escrever apenas o título da obra e o pseudônimo do autor.
16. O anonimato é fundamental para este concurso; a quebra do mesmo resulta na eliminação automática do concorrente.
17. Nenhuma obra enviada será devolvida. Autores não selecionados não serão contatados pela Comissão Organizadora.
18. Ao se inscrever no Concurso Literário Nacional – 2014 “Jubileu de Ouro da Academia Itajubense de Letras”, o candidato estará automaticamente concordando que conhece e aceita integralmente os termos deste Edital, autorizando, inclusive, a publicação da obra.
19. Será automaticamente eliminado o texto que não satisfizer às exigências prescritas. 

III - Avaliação
 
20. Para julgar os textos será nomeada uma Comissão Julgadora constituída por membros de notória competência literária.
21. As decisões dessa Comissão serão soberanas e irrecorríveis.
22. A Comissão selecionará os 10 (dez) melhores trabalhos apresentados para este certame.
23. Os critérios para a seleção das obras concorrentes são:
a – Qualidade literária, originalidade, criatividade e o bom uso da Língua Portuguesa.
b – Respeito às regras de inscrição dispostas neste Regulamento.
24. A Comissão Julgadora se reservará o direito de não realizar a premiação do concurso caso as obras não atinjam a qualidade literária esperada ou apresentem qualquer outro impedimento, a seu critério.
25. Os casos omissos neste Regulamento serão avaliados e decididos pela Comissão Julgadora e pelos Organizadores do Concurso. 

IV - Premiação 

26. O resultado do Concurso Literário Nacional – 2014 “Jubileu de Ouro da Academia Itajubense de Letras” será divulgado no início de julho de 2014, na página da Academia Itajubense de Letras – Facebook. Os autores das 10 (dez) obras selecionadas serão informados por e-mail ou por telefone.
27. Os autores classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão troféus alusivos ao Cinquentenário da AIL e certificados.
28. Os concorrentes classificados em 4º e 5º lugares receberão medalhas e certificados.
29. Os autores classificados do 6º ao 10º lugares poderão receber menção honrosa.
30. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 17 de agosto de 2014, durante a solenidade comemorativa do Cinquentenário da Academia Itajubense de Letras.
31. O local e o horário do referido evento serão informados posteriormente, por ocasião da divulgação dos resultados.
V - Considerações Finais
32. Divulgado o resultado e recebido o prêmio, na hipótese de ser apurada alguma fraude, como por exemplo, o plágio, o autor responderá por medidas judiciais pertinentes.
33. A entidade promotora do concurso não arcará com o reembolso de despesas referentes à postagem dos textos, nem com o deslocamento e hospedagem dos ganhadores para comparecerem à Solenidade de Premiação.
34. Em caso de dúvidas relacionadas à inscrição, escreva para o e-mail: ailetras@hotmail.com ou pela página da Academia Itajubense de Letras, no Facebook. Teremos o máximo prazer em atender. Boa sorte!

Maria de Lourdes Maia Gonçalves
Presidente da AIL

Concurso Literário Nacional - 2014
“Jubileu de Ouro da Academia Itajubense de Letras”
Ficha de Inscrição
Nome completo (igual ao do RG):
Pseudônimo:
Data de nascimento:
Nº do RG:
Endereço:
E-mail:
Telefone:
Título da obra:
Breve Currículo:
Assinatura, data:

A Revista Biografia não possui vínculos com os organizadores do Concurso, tampouco, está obrigada a repassar os resultados ou resolver qualquer problema advindo do processo de inscrição. Apenas divulgamos o evento no intuito de informar os leitores e autores que visitam nossa página sobre o que acontece no mundo dar artes. Aqueles que desejarem participar devem entrar em contato diretamente com a organização do Concurso.

Nenhum comentário